terça-feira, 29 de setembro de 2009

A febre dos festivais pela internet



Não me lembro bem quando foi que começou essa febre, mas hoje já virou lugar-comum esses festivais por "votação popular" pela internet. Você conhece a cartilha: cadastre-se sua banda e depois implore para que todos os seus conhecidos votem em você. Talvez mais de uma vez por dia, mesmo que para isso ele tenha que perder 20 minutos cadastrando-se no site. E se não der o CPF, telefone, número que calça e similares, não vota! Torne-se o cara mais pentelho da face da terra chamando todo mundo pra votar, ou seja um gênio da informática e crie robôs que votem por você. De qualquer forma a intenção é a mesma: fazer os pobres aspirantes a músicos divulgarem os patrocinadores do festival.

Vejam, não estou dizendo que não fazemos isso. Ainda hoje nosso sonho faz com que participemos destes festivais (afinal, não há nada a perder, não é?). Ainda pedimos por votos, mas acredito que não sejamos mais tão malas (espero!). Isso porque, conforme vamos participando desses festivais, vamos ficando mais calejados quanto ao seu funcionamento.

Veja o caso do FunMusic 2009. Sexta-feira passada fomos tocar em Ribirão Preto, pela primeira eliminatória do festival. Como o contrato deles dizia que as bandas precisavam estar no local ao meio-dia para o sorteio da ordem e para passagem de som, fui eu sozinho para lá (4 horas de viagem) antes dos demais da banda. Cheguei lá na hora. A organização do festival chegou às 15hrs. Se eu reclamasse que tinha desmarcado algum compromisso pra chegar lá na hora que eles determinaram no contrato, será que eles iam me ressarcir de alguma forma? Mas fiquei na minha. Afinal, não é bom criar inimizades com quem pode te ferrar na hora do julgamento das bandas, certo?

Hora das apresentações. Seis bandas, uma só passa para a próxima fase. A nossa foi, sem falsa modéstia, uma das melhores. Até então nenhuma banda tinha arrancado tantos aplausos. Durante a espera do resultado, músicos das bandas participantes e pessoas da platéia vinham falar que merecíamos passar. Realmente merecíamos, mas claro que não éramos a única merecedora. De qualquer forma sabíamos que estávamos no páreo.
Na hora do anúncio da vencedora, não levamos. Até aí, sem problemas, já sabemos analisar a situação e não levar para o lado pessoal. Mas então uma série de coincidências nos ocorreram. Primeiro que a a banda que levou era da cidade. Bom, bairrismos acontecem, mas até então era apenas uma hipótese de quem perdeu. Mas depois percebemos que o guitarrista dessa banda era o mesmo guitarrista da banda que foi convidada pela organização do evento para fechar a noite. No mínimo, esquisito.

Esperamos então que o júri se pronunciasse sobre os critérios de escolha e etc. Estamos esperando até agora.

Apesar de não duvidarmos da idoneidade de um dos jurados, o fato de nenhum dos 4 se pronunciar + relação da banda ganhadora com a organização é sim, motivo para desconfiança. Não temos como provar a fraude, mas a hipótese é forte.

Antes que alguém reclame, não estou aqui falando nada sobre a qualidade da banda vencedora. Apenas estou expondo uma situação que aconteceu conosco para que outras bandas como nós fiquem também um pouco mais espertas sobre esses festivais que pipocam na internet hoje em dia!

E nem me faça começar a falar sobre festivais que obrigam a banda a vender ingressos! rs

Dias feitos de sons para todos!

Um comentário:

IlkaSouza disse...

Realmente essas fraudes acontecem e é inevitável =/
maas, pra se conseguir alguma coisa tem que tentar e correr atrás né?! e isso vcs tão fazendo!
gosto muito do som de vcs!
=)
sucesso!