sexta-feira, 14 de agosto de 2009

5Pt PRA Q?

Esses dias tive que escrever um texto sobre a relevância do show da 5Pt para um edital. Foi um bom exercício de reflexão. Segue abaixo a primeira versão desse texto, antes dele sofrer modificações para ficar mais "vendável".











"O rock brasileiro nasceu nos anos 60, com a Jovem Guarda. Nos anos 70 começou a crescer, influênciado pelo psicodelismo e experimentalismo que permeavam o rock no mundo todo. Mas foi nos anos 80 que o rock brazuca atingiu seu ápice. Foi nessa época que o BRock chegou à maturidade e gerou as grandes bandas de rock do país de todos os tempos. Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Legião Urbana e outras mais vieram para não deixar dúvidas que o rock no país do samba era uma realidade. E uma realidade de qualidade. Até hoje essas bandas da geração 80 são consideradas as maiores do rock tupiniquim.

Como é normal acontecer, depois dessa geração, nosso rock começou a modificar-se pelos novos modismos e perder sua força. As novas bandas que surgiam nos anos 90 já começavam a perder muitas das grandes qualidades do BRock, como sua força política e poética. Os tempos mudaram. E o rock já não tinha mais muito o que dizer. As novas grandes bandas ou deixavam muito a desejar em termos de mensagens relevantes (aqui vou me segurar pra não citar nomes) ou aquelas que ainda traziam uma qualidade poética já não eram exatamente bandas de rock, já que misturavam em sua música outros ritmos (ex: Los Hermanos, Skank).

Metade dos anos 2000. Os garotos que, nos anos 80 cresciam ouvindo o que de melhor aconteceu no rock nacional, começam a se incomodar com o que há de novo no mainstream. A moda emo toma força. O hardcore também. As letras de qualidade praticamente desapareceram. E os bons solos de guitarra também. Não há mais grandes canções. Todas as bandas são iguais, niveladas por baixo. Então, esses garotos, agora com mais de 20 anos, decidem que já é hora de trazer de volta ao nosso rock seus bons tempos.

É nesse contexto que acontece o show da 5PRAStANtAS. Hoje, outras bandas já começam a despontar no underground do rock, onde uma nova cena do rock nacional está sendo criada. Em São Paulo, berço de bandas como Mutantes, Ultraje a Rigor, Titãs e Ira!, os órfãos do BRock clássico, inseridos nas novas possibilidades que a internet trouxe para a música, começam a esboçar dias melhores para o estilo. Já está acontecendo. A juventude paulistana lota cada vez mais as casas que promovem essas bandas (Livraria da Esquina, Outs, Inferno, Fidalga 33, Sarajevo, Studio SP, etc). Há, enfim, uma luz no fim do túnel para o rock no país do emocore.

Essa é a relevância do show da 5PRAStANtAS no cenário musical de hoje. Um show que traz de volta as letras e refrões de qualidade, os rffs e solos de guitarra, o rock dançante e a sensação de que um show de rock não é só um jeito de matar o tédio, mas uma manifestação de que a juventude não se rendeu ao que o mainstream brasileiro nos enfia goela a baixo. Não. Nós podemos ser melhores do que isso. E seremos."


Falando em show, você já viu nossas fotos do show no Fidalga 33 no blog da MTV? Não? Então se joga no Mosh.

2 comentários:

liz angel disse...

vocês são sem dúvida um grande alívio pros que estão em crise de abstinência de rock and roll nacional!!!!!!

Vestígios do dia disse...

Ja sao.
Espero que cada vez mais pessoas conheçam esse talento.
Um grande abraço