segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"De repente a gente fala uma coisa que todo mundo quer ouvir"
















Foi essa frase do título que me chamou atenção no vídeo do youtube que o Thiago (nosso guitarrista) me mandou. Trata-se de uma entrevista feita pela Leilane Neubarth (hoje apresentadora da Globo News) com a Legião Urbana, na época da gravação de seu primeiro álbum, intitulado somente "Legião Urbana", como é comum em primeiros álbuns.
Claro que o Thiago mandou esse vídeo para todos da banda como um estímulo, traçando um paralelo com nossa própria primeira experiência em estúdio (especialmente para mim que estou gravando as vozes no momento), mas o que mais me tocou não foi exatamente algo relacionado a gravar, mas sim ao motivo pelo qual temos a banda.

"De repente a gente fala uma coisa que todo mundo quer ouvir". Foi com essa frase que o Renato respondeu à pergunta sobre a que eles atribuíam o sucesso da banda. E foi essa mesma frase que, 25 anos depois, me atingiu como um raio. Não porque tenha sido uma novidade para mim, mas exatamente porque eu penso nisso o tempo todo.
Eu penso nisso em 100% das minhas composições. E eu penso nisso quando penso na 5PRAStANtAS e porque insistimos em fazer o que fazemos.
Talvez seja porque ficou difícil hoje em dia escutar uma banda que faça isso. Que fale algo que todos querem ouvir. Que todos PRECISAM ouvir.

Mas foi aí que a questão me assustou completamente... talvez o problema não seja o que as bandas do momento dizem. Talvez o problema seja que essas bandas realmente falem o que as pessoas querem ouvir hoje em dia. Talvez o problema não sejam as bandas, MAS SIM O PÚBLICO. Isso explicaria porque essas bandas são um grande sucesso, não? Porque elas realmente falam o que o público de hoje quer ouvir, ou seja, palavras quase sempre vazias.

Esse pensamento me dá calafrios. Presunçosamente, penso que o Renato concordaria comigo.

Talvez em 1985 as pessoas realmente quisessem ouvir algo novo, algo transformador e, principalmente, algo com conteúdo, algo que as fizessem mudar, pensar melhor de alguma forma.
E talvez hoje, em 2010, as pessoas já tenham se tornado tão alienadas que não querem mais nada disso. Talvez elas prefiram deixar a mente vegetar vendo e ouvindo sempre mais do mesmo produto reciclado e raso.

Bom, disso tudo, fica para mim a seguinte conclusão: a 5PRAStANtAS vai, enquanto eu escrever as suas letras, ser uma banda que fala o que o público de hoje PRECISA ouvir.

Será esse o nosso legado.


Ass: Caio Bars

veja o vídeo ao qual me refiro na íntegra

2 comentários:

bibi.gil disse...

acho que sempre existiram grupos que diziam o que era preciso e outros uqe diziam qualquer coisa porque tinham público. concordo que vivemos um momento tenso há algum tempo, apesar de inúmeras causas para lutar, calamos. mas aí entra a arte e principalmente a música. é um grito, aquele que ficou entalado.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.