segunda-feira, 22 de março de 2010

A era dos shows




Há um tempo atrás vi uma noticia no portal da Rolling Stone: "Venda de musicas digitais cresce 12% em 2009". Nao sei dizer exatamente o motivo, mas ao ler a chamada desta noticia algo me cutucou atrás da orelha. Repare que foram vendas de músicas DIGITAIS que cresceram. Já vinha pensando ultimamente, talvez por esta nossa saga de gravação do nosso disco, sobre como deve ser viver realmente de música.

Num passado não muito distante, eu me via comprando um vinilzão do Iron Maiden ou uma fita K7 do Pink Floyd na Galeria do Rock. Saia de lá ouvindo a fita no bom e velho WalkMan e chegava em casa e botava o disco pra rodar na "vitrola". Ficava na sala deitado no chão mesmo, com uma almofadinha na cabeça, lendo as letras naquela capa de vinil enorme.

Voltando um pouco para o presente, o que resta daquele tempo está apenas na memória, e hoje em dia, ao saber do lançamento de um novo álbum de uma banda que gostamos, ao invés de irmos até a loja, vamos é correndo colocar o nome da música ou banda no eMule ou qualquer outra ferramenta de download de arquivos. Nem nos passa pela cabeça ir até a loja comprar o CD pra ouvir (EU particularmente gosto muito de comprar os CDs dos meus artistas favoritos, mas nem sempre consigo!). Mas falar sobre isso é como chover no molhado. O que eu parei pra pensar é que hoje em dia, cada vez mais, o dinheiro que as bandas ganham vem de shows. Bandas sempre ganharam dinheiro com shows sim, mas as vendas de CDs não podem mais ser levados em consideração, pelo menos para as bandas emergentes. E olha só que coincidência: é o que mais gostamos de fazer! Será que isso quer dizer que estamos no caminho? Será?!

Não podemos dizer se conseguiremos mesmo, se vamos ser apenas mais uma bandinha de fim de semana, ou se vamos nos tornar "uma banda de um só hit". O que podemos dizer com certeza é que, depois de investir tanto esforço, dinheiro, tempo e dedicação para materializar o sonho do nosso primeiro disco, continuaremos fazendo os shows com o maior TESÃO. Por isso, quando estivermos com o nosso esperado CD finalizado, a primeira coisa que faremos será colocar as músicas na Internet pra todo mundo baixar. E esperamos ver todo mundo cantando nos shows!!!

Ciro Rezende

2 comentários:

Unknown disse...

Eu vou baixar na NET!!! Mas prometo ir nos shows!!!

Unknown disse...

oi Caio tem selinho pra vc no meu blog!!!
passa la pra pegar!!!

http://blogpinkfloydmylife.blogspot.com/2010/04/selo-blog-de-excelencia.html


beijos,